Por Betto Rossatti
São Domingos, SC - O município de São Domingos, localizado no oeste de Santa Catarina, tem se destacado não apenas pela sua paisagem, mas também pela excelência na pecuária leiteira. Em uma visita recente à Linha São Brás, a equipe de Comunicação CAMISC teve a oportunidade de conhecer a Agropecuária Sachs, um exemplo de sucesso e tecnificação no setor leiteiro.
À frente da propriedade está Alexandre Sachs, ex-professor de biologia que trocou a sala de aula pela lida no campo há cerca de cinco anos, intensificando a produção leiteira nos últimos dois na propriedade que já era conduzida por seus pais Seu Neri e Dona Mirtes. A decisão, impulsionada por oportunidades familiares, transformou a propriedade em uma das mais produtivas de Santa Catarina, com uma média de 40 litros de leite por vaca ao dia, chegando a picos ainda maiores. Um feito notável em uma área onde seu Neri e Dona Mirtes iniciaram o trabalho com leite, há 40 anos, e produções de 6 a 7 litros eram consideradas excelentes.
História e dedicação na atividade leiteira
A história da família Sachs com a produção leiteira é longa, remontando há 40 anos, quando os pais de Alexandre já tiravam leite para sustentar os estudos dos filhos. Essa experiência e o conhecimento acumulado ao longo das décadas foram fundamentais para o desenvolvimento da propriedade.
Um dos pilares do sucesso da Agropecuária Sachs é o investimento em tecnologia e bem-estar animal. Um moderno pavilhão de três mil metros quadrados, equipado com sistema de ventilação cruzada (cross ventilation), garante um ambiente confortável e climatizado para as cerca de 160 vacas. Alexandre explica que o leite é produzido quando a vaca está deitada e tranquila, e o conforto proporcionado pelo sistema contribui diretamente para a alta produtividade.
A sanidade do rebanho também recebe atenção especial, com um rigoroso calendário vacinal e foco na prevenção de doenças como a mastite. A baixa contagem de células somáticas (CCS) atesta a saúde dos animais e a qualidade do leite produzido. A qualidade é tamanha que o próprio Alexandre, sua família e a de seus funcionários consomem o leite do mesmo tanque de onde é feito o carregamento para a indústria.
Para manter essa operação de alta performance, a Agropecuária Sachs conta com uma equipe de 10 pessoas, representando cinco famílias que encontraram na atividade leiteira sua fonte de renda. Alexandre enfatiza que o sucesso da propriedade é resultado do trabalho em conjunto e do valor dado a cada membro da equipe, criando um ambiente de trabalho positivo e colaborativo.
Questionado sobre o contraste entre o sucesso de sua propriedade e o fechamento de outras na região, Alexandre humildemente atribui o bom desempenho ao esforço coletivo e à dedicação de todos os envolvidos. Ele ressalta a importância de amar o que se faz e de se adaptar às exigências da atividade leiteira, que demanda trabalho intenso e atenção constante.
Programa de consultoria Camisc Pecuária foi fundamental
A parceria com a consultoria Camisc, em especial o trabalho de Alexandre Fritzen e sua equipe de veterinários, também é apontada como um fator crucial para o sucesso da Agropecuária Sachs. A assistência técnica de qualidade tem contribuído significativamente para os resultados alcançados.
Apesar dos desafios inerentes à atividade, como a imprevisibilidade dos preços do leite, Alexandre Sachs se mostra otimista e acredita no potencial da pecuária leiteira para aqueles que se dedicam e buscam a excelência. Sua história é um exemplo inspirador de como a paixão pelo campo, aliada à tecnologia e à valorização das pessoas, pode gerar resultados expressivos e impulsionar o agronegócio regional.
Consultoria e Visão Empresarial do programa CAMISC Pecuária leva cooperado as maiores médias de produção de leite do Estado de Santa Catarina
A pecuária leiteira brasileira demonstra um potencial surpreendente quando aliada à visão estratégica dos produtores e ao suporte técnico especializado. Um exemplo notável dessa combinação de fatores é o caso da Agropecuária Sachs, em São Domingos, Santa Catarina, onde a produção de leite atinge patamares de excelência, com animais produzindo entre 13 e 14 mil quilos de leite por lactação e médias que superam os 40 litros diários por vaca, chegando a picos de até 70 litros em alguns animais.
O Médico Veterinário Alexandro Fritzen falou sobre essa realidade, que desafia os padrões regionais, evidencia a pujança do setor quando conduzido com confiança e investimento em conhecimento. A propriedade, com uma gestão familiar de visão empresarial, abriu as portas para o programa de consultoria da CAMISC, gerando uma sinergia que resultou em indicadores de produtividade fora da curva.
Alexandre Sachs, que já havia compartilhado sua trajetória de ex-professor de biologia a produtor de leite de sucesso, agora vê o impacto positivo da consultoria em seus resultados. Fritzen disse que a chave para esse desempenho excepcional reside na flexibilidade e no pensamento arrojado da família Sachs, que aposta no conhecimento técnico para a tomada de decisões assertivas.
"O segredo, a fórmula do sucesso na pecuária moderna é a visão do produtor e a sua tomada de decisão", afirma o consultor. Ele destaca a importância de ancorar essas decisões em informação, técnica e no conhecimento científico de ponta, que é o que a consultoria CAMISC busca trazer para o dia a dia da fazenda.
A parceria entre a visão empresarial da família Sachs, que acredita nos números e no acompanhamento constante da produção, e a expertise técnica da CAMISC, que oferece orientação baseada em evidências, se mostrou um catalisador para o sucesso.
"A consultoria tem que trazer o melhor do conhecimento e estabelecer um diagnóstico de realidade. Em contrapartida, o produtor precisa dar o voto de confiança nesse trabalho e conduzir essa caminhada com base nesses diagnósticos", explica o representante da CAMISC. Na Agropecuária Sachs, essa sinergia entre as duas partes foi evidente, comprovada pelos resultados expressivos.
Hoje, com a participação ativa de toda a família, a Agropecuária Sachs se tornou um exemplo de como a tradição aliada à inovação e ao suporte técnico podem impulsionar a pecuária leiteira a novos patamares.
Diante desse cenário de sucesso, a mensagem da CAMISC é clara: o programa de consultoria que fez a diferença na Agropecuária Sachs também pode trazer resultados significativos para outros produtores. Em um momento em que muitos consideram um retorno à atividade leiteira, exemplos como este em São Domingos servem de inspiração e mostram o caminho para uma produção eficiente e rentável.