Por Betto Rossatti
Em sintonia com sua filosofia de que o valor de uma cooperativa transcende a produção econômica, a Camisc realizou mais uma edição do seu aguardado evento tecnológico, o "Camisc Agro". Os agricultores da região tiveram a oportunidade de mergulhar no futuro do agronegócio, observando de perto os resultados práticos das mais recentes tecnologias aplicadas em culturas cruciais para a economia local: soja e milho.
Camisc Agro, que se consolidou como um importante ponto de encontro para a troca de conhecimentos e experiências, reflete o compromisso da Cooperativa Camisc com o desenvolvimento sustentável e o bem-estar da comunidade. Para a Camisc, o apoio ao agricultor vai além da oferta de insumos e serviços; passa pela disseminação de inovações que otimizam a produção, reduzem custos e promovem práticas mais eficientes e conscientes.
No "Camisc Agro 2025", os participantes puderam percorrer campos demonstrativos, onde tecnologias de ponta em manejo de solo, biotecnologia, agricultura de precisão, controle de pragas e doenças, e novas variedades foram apresentadas em condições reais de cultivo. Técnicos especializados da cooperativa e de empresas parceiras estiveram à disposição para detalhar os benefícios e o funcionamento de cada solução, respondendo às dúvidas dos produtores e promovendo um diálogo enriquecedor.
"Acreditamos que o `Camisc Agro` é uma ferramenta fundamental para empoderar nossos cooperados," afirma Cleiton Santos, representante comercial da BAYER, patrocinador Diamante do evento tecnológico e uma das gigantes do agronegócio mundial que mantém uma parceria de sucesso com a Camisc há 30 anos. "Ao verem na prática os resultados das tecnologias, os agricultores podem tomar decisões mais acertivas para suas lavouras, aumentando sua produtividade e rentabilidade de forma sustentável."
Práticas inovadoras para o agronegócio regional
A iniciativa reforça a visão da Camisc de que o progresso do agronegócio regional está diretamente ligado à adoção de práticas inovadoras. Ao proporcionar esse acesso direto ao conhecimento e às tecnologias, a cooperativa não apenas impulsiona a eficiência no campo, mas também contribui para a construção de um futuro mais próspero para toda a comunidade.
O "Camisc Agro 2025" demonstra, mais uma vez, que na essência da Cooperativa Camisc, o compromisso social e o desenvolvimento tecnológico caminham lado a lado, fortalecendo o campo e as vidas que nele se conectam. A iniciativa é um exemplo concreto de como uma cooperativa pode ir além do seu papel econômico, atuando como um agente de transformação social e um catalisador para o progresso sustentável da sua região.
O Gerente de Negócios da Camisc, Engenheiro Agrônomo Tiago Almeida, destacou a importância do evento para os cooperados: "O Camisc Agro é a materialização do nosso compromisso em levar o que há de mais moderno para o campo. Queremos que nossos agricultores tenham acesso direto às inovações, vejam os resultados de perto e se sintam seguros para investir em tecnologias que realmente farão a diferença em suas lavouras."
Para o Engenheiro Agrônomo e coordenador técnico do Camisc Agro, Haroldo Lorenzato, destacou-se o rigor técnico das demonstrações: "Preparamos cada detalhe dos campos demonstrativos com muita atenção, buscando apresentar as tecnologias em diferentes cenários e condições. Nosso objetivo é oferecer informações precisas e relevantes, para que o agricultor possa avaliar qual solução melhor se adapta à sua realidade e às suas necessidades."
Diretoria da Camisc reafirma compromisso social da cooperativa
Para Nelson De Bortoli, presidente da Camisc, o evento reforça o papel social da cooperativa: "Acreditamos que o `Camisc Agro` é uma ferramenta fundamental para empoderar nossos cooperados. Ao verem na prática os resultados das tecnologias, os agricultores podem tomar decisões mais informadas para suas lavouras, aumentando sua produtividade e rentabilidade de forma sustentável. Mas vai além disso, um setor agrícola forte e tecnificado gera desenvolvimento para toda a nossa região, impactando positivamente a vida de muitas famílias."
Para o vice-presidente Helmir Luiz Daltoé, a iniciativa reforça a visão da Camisc de que o progresso do agronegócio regional está diretamente ligado à adoção de práticas inovadoras. Ao proporcionar esse acesso direto ao conhecimento e às tecnologias, a cooperativa não apenas impulsiona a eficiência no campo, mas também contribui para a construção de um futuro mais próspero e resiliente para toda a comunidade.
O Diretor Secretário da Camisc Élio Renato Bettin, enfatizou que o "Camisc Agro 2025" demonstra, mais uma vez, que na essência da Cooperativa Camisc, o compromisso social e o desenvolvimento tecnológico caminham lado a lado, fortalecendo o campo e as vidas que nele se conectam. A iniciativa é um exemplo concreto de como uma cooperativa pode ir além do seu papel econômico, atuando como um agente de transformação social e um catalisador para o progresso sustentável da sua região.
As próximas datas do Camisc Agro serão: dia 24 de abril, em Paula Freitas/PR, na unidade de recebimento, e dia 8 de maio, em Galvão, ao lado da unidade local, a partir das 14h.